Metropoles.com – 23/04/2017

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André Gil não é chef, mas move gastronomia local. Conheça seu trabalho. Dedicado a vender e comprar restaurantes, ele se desdobra nos papéis de corretor, consultor e “psicólogo” dos empreendedores do ramo.

Daqui a no máximo dois meses será inaugurada na 413 Sul uma unidade do Jamm Burguers, marca de hambúrguer artesanal famosa em Salvador. Funcionará no local onde antes ficava a Parrilla 413. E no Sudoeste, no lugar que já foi Kaebisch Chocolate e Moca Café, na comercial da 103, abre também nos próximos dias mais uma loja de cervejas especiais, a BsBeer.

 

Na Mídia

As notícias quem nos traz é André Gil, a pessoa que, provavelmente, mais sabe sobre o abre-e-fecha de restaurantes, bares e outros estabelecimentos do ramo de comida e bebida em Brasília.

Não por acaso. Cada uma dessas notícias significa para ele oportunidade. Há 10 anos, André deixou de ser contato publicitário da revista Roteiro, de cultura e gastronomia, para atuar na intermediação nesse tipo de negócio.

Tanto no caso do Jamm Burguers quanto no da BsBeer, foi ele quem ajudou os novos proprietários a encontrarem o lugar ideal — e os antigos donos a se desfazerem dos respectivos pontos. A pessoa me diz o que precisa, me dá um perfil de suas necessidades, e vou à procura. Ou posso já ter a loja adequada em minha carteira. E tem o contrário: alguém quer vender o ponto e busco comprador

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Corretor, consultor, “psicólogo”
Entre sonhos que se desfazem com o fechamento de um bar ou restaurante e sonhos em busca de serem realizados por novos empreendedores, o corretor de imóvel e consultor se desdobra também em “psicólogo”. Afinal, acaba se envolvendo com os dramas dos clientes.

Muitas vezes, é preciso vender um estabelecimento que está em pleno funcionamento e manter o sigilo, “para conservar o valor da marca, prevenir que os funcionários não se sintam frustrados ou o dono constrangido”.

“Sofro com eles. Outro dia eu chorei junto com uma senhora de 65 anos que estava vendendo a loja dela, um bistrô. Tinha investido mais de R$ 300 mil e na minha avaliação o ponto não valia mais que R$ 150 mil reais”, ele conta.

E haja tato para conversar com alguém que numa hora de aperto decide fechar o restaurante ou bar — “pergunto: você ainda tem tesão por seu negócio? Quer mesmo fechar?” — ou com um casal que está se divorciando e encerrando as atividades da lanchonete dos dois.

Manter o padrão, comida boa, atendimento e divulgação são os segredos para a sobrevivência de um negócio na gastronomia. Receber cliente é como receber uma visita em casa, só que todo diaAndré Gil

Interessados até da Espanha
Foi na convivência com os potenciais anunciantes da revista na qual trabalhava que o pernambucano André Gil descobriu, aos poucos, os segredos do negócio. Sentindo a carência do mercado, criou o site Vendo Restaurantes e se lançou à aventura.

Hoje, recebe telefonemas de diferentes partes do Brasil e até do exterior, como São Paulo e Espanha. “Outro dia me ligou um italiano que mora em Porto de Galinhas. ‘Quero voltar para a Itália. Por favor, venda meu bar’. Aí expliquei que só atuo em Brasília”.

E só no Plano Piloto e proximidades. André prefere não se arriscar em áreas das quais não tem muito conhecimento, como Águas Claras e Taguatinga, por exemplo. Afinal, no seu negócio, da mesma forma que em um restaurante, é preciso manter o padrão.